Loading...
Estudos de CasoFinanças empresariais

Você utiliza controles paralelos de gestão?

controle paralelo financeiro

Hoje vamos falar de uma situação muito comum em quase todas as empresas: controles paralelos de gestão. Ou seja, mesmo havendo um software ou sistema de gestão, o empresário ainda se utiliza de outros meios, como planilhas e agendas, por exemplo. Isso toma muito tempo e dinheiro, pois um mesmo trabalho operacional sempre é feito por duas ou mais vezes.

Desta forma, apresento um exemplo real, onde podemos extinguir todo o tipo de controle paralelo que uma empresa tinha, simplesmente configurando por completo seu sistema de gestão. Com isso, reduzimos em mais de 60% o tempo de trabalho operacional, ocasionando confiabilidade, rapidez e motivação para a equipe.

O PROBLEMA:

O Supermercado Ponto Certo, situado na cidade de Brasópolis/MG, não utilizava seu software de gestão por completo. Usavam apenas para gerar as vendas pelo caixa e o controle das compras. Toda o controle financeiro ficava em paralelo, sejam por planilhas ou agendas manuais.

Veja um exemplo:

controle paralelo financeiro

Nesta foto, podemos identificar uma personalização (padronizadas com o gosto da pessoa) das informações de apenas quem a fez, ou seja, somente ela saberá compreender a situação do dia a dia do negócio. Se esta pessoa faltar ou tirar férias, a gestão ficará comprometida, pois ninguém sabe ler o que está escrito. Imagine se neste dia, houvesse um pagamento a ser feito?

A SOLUÇÃO:

Desta forma, logo no início do projeto, começamos a implantar toda a Tesouraria, e em poucas semanas, automatizamos o contas a pagar, contas a receber, conciliação bancária e todos os relatórios financeiros, como demonstrativos de resultados e fluxo de caixa, dentro do sistema. Foi feito um treinamento para os funcionários envolvidos evitando a centralização dos processos.

O RESULTADO:

O que antes se fazia em 3 a 4 horas de trabalho, passou a ser feito em 30 minutos por dia. As informações ficaram mensuráveis, rápidas e confiáveis, gerando resultados para o administrador e motivação para sua equipe. Com uma gestão saudável, pode-se fazer mais em menos tempo, gerando mais resultados.

Minha empresa tinha vários problemas com os controles internos, como contas a pagar, receber, e as conciliações bancárias. Não conseguíamos ter informações rápidas e precisas. Era tudo manual. Com isso, eu precisava de ajuda, e a Finance conseguiu solucionar os nossos problemas, desenvolvendo a sistematização das informações inserindo-as todas no sistema que temos. Nos ajudou muito, inclusive em elaboração de relatórios onde podemos tomar decisões assertivas. É uma empresa séria, dedicada e compromissada com o que faz e com o cliente. (Antonio Marcos – Sócio/Proprietário Supermercado Ponto Certo)

Comente logo abaixo, o que você achou sobre esse assunto.

E aproveite, também, para curtir nossa página no facebook: http://fb.com/financemg

Baixe a planilha: Cálculo do Preço de Venda